Crear Infrarojos casero

Cex

Lanero Reconocido
9 Feb 2006
1,785
El problema es que el tutorial esta en portugues, alguien lo puede traducir...
pero se ve muy bueno




  • Aqui estão descritos os procedimentos para a construção de uma interface infravermelho (IrDA).
  • Antes de tudo, é necessário checar em seu micro se ele possui o barramento SIR (Serial IR).
IR.jpg
IR%20lado.jpg

  • Atenção: esse barramento pode receber outros nomes, dependendo do fabricante da sua placa-mãe. CIRCOM também é um nome bastante comum. Os procedimentos aqui descritos foram executados com êxito no Windows XP. NÃO foram testados em outras versões, mas teoricamente, também deverão funcionar.
  • Para fazer essa verificação, consulte o manual da sua placa-mãe ou procure-o no SETUP da sua BIOS. Ele deve estar habilitado e devidamente configurado (endereço e IRQ), a fim de não entrar em conflito com outros dispositivos existentes na sua máquina. Recorra ao manual novamente para informar-se de como fazer isso corretamente.
  • Feito isso, agora você deve proceder com a construção da interface. Os componentes poderão ser encontrados com facilidade em qualquer loja de componentes eletrônicos e você gastará pouco mais de R$ 10,00 com eles (peças + caixinha e fios etc...).A construção requer conhecimentos básicos de eletrônica. Portanto, recorra a algum conhecido seu para auxiliá-lo, caso necessite. O LED infravermelho emissor e o foto-diodo receptor devem ser montados alinhados lado-a-lado, A lista de componentes, esquema de montagem e demais dicas estão na figura abaixo. Após sua montagem, conecte corretamente o circuito ao barramento SIR da sua placa mãe, prestando atenção para não inverter nenhum fio. Veja mais abaixo como fazer a interface funcionar corretamente no Windows. Você poderá usá-la para sincronizar seu PALM, seu celular e conectar ao micro qualquer dispositivo compatível com IrDA.
IR%20pecas.jpg

relação de peças :
resitores de 1/8
1 de 1k Ω
1 de 4.7k Ω
1 de 47k Ω
1 de 15k Ω
1 de 22 Ω
2 transistores bc 548
1 capacitor polyester 10 nF
1 foto diodo receptor
1 led transmissor
placa padrao (cheia de furinho e trilhas)
caixina , fio (usei um cabinho de cd rom)

IR%20esquema%20ir.jpg

IR%20barra2.jpg
IR%20barra.jpg
IR%20transfer.jpg
IR%20gerenciador.jpg
O IR MODEM só aparece quando coloca o telefone celular do lado NOVAS DICAS :
  • para saber qual é o transmissor e qual é o receptor vc pode ligá-los com uma pilha e com o auxilio de uma câmera fotográfica digital , vc consegue "ver " quando o led "acende".
  • quando estiver tudo montado e instalado vc tb pode ver "piscando" o transmissor com o Windows ligado
  • fotos da placa :
placa%20bx.jpg

placa%20cima.jpg

componentes
placa%20impresso.gif

placa
placa%20impresso%201.gif

  • Como muita gente tem pedido pra eu montar , estou vendendo montado como o da foto , com cx e fios , por R$40,oo + despesas de correio (+- R$ 8,00 , todo Brasil). Precisa verificar se sua placa aceita.
  • varios.jpg
  • Espero ter ajudado a todos , que como eu , querem ter uma conexão IR no micro.
 
  • Me gusta
Reacciones: 2 personas
Una de las cosas lindas de la electrónica, es un lenguaje universal, no necesitas traducirlo ahi se entiende todo...

El único gallo sería la instalación del driver del modem sobre IR.

Una vez hice una vaina de esas pero iba dentro de la board (en el header del IR) pero no me funcionó :(
 
Muy cierto hermano, lo vi en internet, y lo pegue aki, yo ni siquiera le entiendo a eso, pero crei que era buena idea compartirlo con ustedes, pero ya veo que me ekivoque
 
Hace tiempo vi este proyecto, el link dirige hacia una página que está en inglés. Para quienes disponen de todas las herramientas es factible hacerse de un receptor casero muy económico. Yo creo que las imágenes dicen bastante. Sin embargo debe haber por allí algun buen lanero que nos pudiese orientar.

Creo que entre ambos links se da un complemento de información.

carloscaliche dijo:
porque no colocamos algo que sea creado por nosotros que salga de la tierrita para que esto y de brasil baaa

No me parece que se externen opiniones discriminatorias. El valor del conocimiento es universal y no se restringe a un idioma, nacionalidad o color, XD.
 
Pues como proyecto aguanta saber hasta donde es uno capaz de hacer sus propias cosas...y como menciono anteriormente un lanero...eso es lo bonito del lenguaje universal de la electronica!
Suerte!
 
aunque no seria bueno solo el infrarojo puesto que lo que tenemos en frente en este momento es el bluetooth (claro esta que en mercado ratas sale mas barato comprarlo ya hecho)